TUC6TSz5TSCoGUY6TpY0BSz6Gi==

As 7 principais Montanhas para conhecer em Moçambique

 


Moçambique, um país de paisagens variadas e deslumbrantes, é lar de uma série de montanhas majestosas que se erguem em meio à sua exuberante natureza. Nesta introdução, exploraremos algumas das principais montanhas de Moçambique, cada uma com sua própria história, beleza e importância cultural. Do Monte Binga, o pico mais alto, às impressionantes Montanhas de Chimanimani e Lichinga, estas elevações não apenas emprestam um cenário pitoresco, mas também desempenham um papel crucial na geografia e na vida das comunidades locais. Vamos embarcar em uma jornada para descobrir as riquezas naturais e culturais que as montanhas de Moçambique têm a oferecer, agora conheça as principais Montanhas para conhecer em Moçambique 

Monte Binga

O Monte Binga é o ponto mais alto de Moçambique e o segundo mais alto do Zimbabwe, com uma altitude de cerca de 2436 m[1]. Está localizado no maciço de Chimanimani, sobre a fronteira Moçambique-Zimbabwe, a oeste da cidade-capital da província de Manica, Chimoio.


Monte Lico


O Monte Lico é uma montanha inselberg no distrito de Alto Molócuè, na província da Zambézia, no norte de Moçambique, mais notável por sua floresta tropical primária e sua falta de penetração por seres humanos. O Monte Lico fica a aproximadamente 1.100 metros (3.600 pés) acima do nível do mar, mas distingue-se por possuir paredes de rocha de até 700 metros (2.300 pés) acima da paisagem circundante, que impediram quase toda a intrusão humana. A floresta no topo, dentro de uma cratera vulcânica, cobre uma área de apenas cerca de 30 hectares (0,12 milhas quadradas).


Em 2012, o Monte Lico foi "descoberto", ou mais corretamente, identificado como um local de especial interesse científico, por Julian Bayliss da Universidade Oxford Brookes, que anteriormente identificara similarmente o Monte Mabu a cerca de 70 quilômetros (43 milhas) para o sudoeste, usando o Google Earth para procurar formas significativas de relevo e características da vegetação.

Em maio de 2018, Bayliss liderou uma expedição multidisciplinar para escalar as paredes do monte Lico e começar o estudo de seu habitat único. Embora tenha sido considerado improvável que os seres humanos entrassem na floresta da montanha antes desta expedição, evidências de alguma visitação humana limitada foram descobertas na forma de vários vasos que foram colocados, possivelmente por razões religiosas, na fonte de um riacho na região no topo da montanha.


Gurué

Cordilheira dos Montes Namuli – Gurué : é a região montanhosa onde se localiza o segundo monte mais alto do País, Montes Namuli (2.419 m), está coberta em grande parte por plantações de chá. 

O Monte Namúli atinge uma altura de 2.419 metros. Localizada na Cidade de Gurué é o segundo pico mais alto de Moçambique. Apresenta uma paisagem de verde exuberante das plantantações de chá e proporciona um clima de altitude excepcional. Ambiente óptimo para o desenvolvimento do Agroturismo.

Monte Socone

Localizado no posto administrativo de Socone, este monte é que do odor ao distrito de Socone, que faz fronteira com os distritos de Gurue e Alto Molocue. Segundo a história, este era o tempo usado para a plantação de chá na zona de Muarrala, e usavam a população local como escravos, e quando os trabalhadores viam que o trabalho é forçado fugia para o monte Socone porque o dentro do monte tem uma gruta com varias vias de acesso. E quando os colonos perguntavam uma população o que tem diziam eles "sunnene" , que significa "só vir ver" .

Monte Mabu

O Monte Mabu é uma montanha no norte de Moçambique, famosa pela sua floresta primária. O monte Mabu tem cerca de 1700 m de altitude máxima, e a floresta cobre 7000 hectares. Embora conhecido em Moçambique, o monte Mabu só se tornou famoso nos meios científicos após 2005, com a descoberta de uma grande biodiversidade de vida selvagem. Cientistas do Mulanje Mountain Conservation Trust (MMCT) e diversos ornitólogos notaram em imagens do Google Earth, e en 2008 cientistas dos Reais Jardins Botânicos de Kew, que se tratava de um potencial "hotspot" de biodiversidade. É por vezes chamada de "Floresta do Google".


Vumba 

 (Bvumba) é uma pequena serra situada na fronteira entre o Zimbabué e Moçambique, a sudeste da cidade de Mutare. No centro destas montanhas localizam-se a Reserva Natural da Floresta Bunga e alguns jardins botânicos. O ponto culminante desta formação é o Monte Vumba, situado em território moçambicano (no distrito de Manica) e que tem uma altitude de 1684 metros.

Esta serra contêm importantes vestígios de ocupação humana pré-histórica, especialmente as pinturas rupestres das estações arqueológicas de Chinhamapere e Moucondihwa.

As grutas do Monte Molumbo

Molumbo é nome de uma montanha que se localiza no distrito do mesmo nome. Molumbo, o nome que chamavam o local quando os portugueses asiáticos, não conseguiram expressar em português, passando a chamar Molumbo.


 
Anúncios

Comentários0

Booking.com

Type above and press Enter to search.