A província da Zambézia, em Moçambique, possui uma rica história repleta de monumentos que testemunham sua importância ao longo dos séculos. Desde as antigas rotas comerciais até o período colonial e a luta pela independência, a Zambézia abriga monumentos que contam a história da região e sua evolução cultural, política e econômica. Vamos explorar alguns desses monumentos significativos juntos
Catedral Velha (Centro Cultural)
Na cidade de Quelimane, ele é um magnífico edifício de traçado austero, construído em 1776 século XVlll, e contém no interior sepulturas de líderes religiosos da era colonial. Foi proclamado como Monumento Nacional pela Portaria de 3 de Agosto de 1943, porque a sua história está intrinsecamente ligada a história secular da Zambézia em particular da cidade de Quelimane.
O seu traço arquitectónico e semelhante ao da igreja Santa Catarina de Goa de 1512, com material perecível e recebeu várias obras de beneficiação utilizando madeira e palha por Jesuítas, sob o Comando do Governador e capitão general Baltazar. A pois a morte deste dirigente em 1786 o Governando António Manuel de Melo e Castro, através da religião Católica mandou acabar a construção.
Neste monumento histórico religioso, encontram - se depositados cerca de 6 restos mortais, nomeadamente de:
Anúncios
1 - Carlos Fortunato Generoso, filho de Cristóvão Colombo e de Emília de Assunção Generoso, nascido a 3 de Agosto de 1858 e falecido aos 24 de Fevereiro de 1861. Em sua memória, em sinal de perpétua saudade, os seus pais inconsoláveis, colocaram uma lápida memoria.
2 - Emília António Generoso que nasceu aos 22 de Outubro de 1853 e falecida aos 3 de Maio de 1855, com 1 ano (um ano) e 6 meses (seis meses).
3 - Capitão Mor dos rios de Sena, nascido em alfogema, aos 9 de Dezembro de 1795 e falecido em Quelimane em 25 de Dezembro de 1843. Deixou quatro filhos que lhe construíram a lápida no monumento em questão.
4 - Dona Maria Joana da Cunha, nasceu aos 29 de Abril de 1830, era casada com Manuel Veloso da Rocha. Faleceu nesta ex - vila Quelimane aos 19 de Agosto de 1 846. O seu esposo para eterna saudade fez lhe uma lápida neste monumento.
5 - Padre Francisco que nasceu em Goa, em 29 de Janeiro de 1820, veio como missionário para esta costa nos anos 1845. Foi vigário desta igreja, confirmado por carta regia de 27 de Agosto de 1847. Nomeado depois de cavalheiro de Ordem de Cristo pela carta 863 de 21 de Abril de 1858. Depois do seu falecimento, o seu inconsolável irmão Joaquim Henrique da Nazaret, mandou fazer uma lápida em sua memória.
Anúncios
Igreja Nossa Senhor Rainha do Mundo de Malua
A igreja foi construída entre 1947 a 1950 pelo Padre Octorino Mafes de origem Italiana. Além da igreja foi construída uma escola que leccionava a 4classe em diante. Actualmente funciona a Escola Secundaria Geral 3 de Fevereiro de Malua.
Santinha
Localizada na cidade de Gurué, numa zona montanhosa, onde encontra-se uma gruta contendo a imagem de Nossa Senhora de Fátima, é um lugar ecuménico aberto a todo espaço de oração, descanso, sossego de lazer para todos que visitam o local
Monte Iero
Foi construída em 1966, a capela localiza-se ao cimo do monte Iero, no interior tem a imagem da nossa Senhora de Fátima. Nos dias 13 de Maio de cada ano os fiéis da diocese de Quelimane e da Rainha Santa Isabel de Mocuba, fazem a peregrinação no local.
Beleza
Cascatas de Gurué
A cascata localiza-se a 4 km da cidade de Gurué, a escassos metros da nascente do rio Licungo nos Montes Namúli e as aguas são límpidas.
Cordilheira dos Montes Namuli – Gurué
Cordilheira dos Montes Namuli – Gurué : é a região montanhosa onde se localiza o segundo monte mais alto do País, Montes Namuli (2.419 m), está coberta em grande parte por plantações de chá.
O Monte Namúli atinge uma altura de 2.419 metros. Localizada na Cidade de Gurué é o segundo pico mais alto de Moçambique. Apresenta uma paisagem de verde exuberante das plantantações de chá e proporciona um clima de altitude excepcional. Ambiente óptimo para o desenvolvimento do Agroturismo.
Praias do Arquipélago das Ilhas Primeiras
Estas são localizam-se no Oceano, pertencente ao Posto Administrativo de Naburi, Distrito de Pebane. Estas praias são necessárias para a pesca da terra e da terra branca da pesca desportiva / recreativa e mergulho.
Embora a acessibilidade como praias seja um fator limitativo para os investidores que o mercado faze-lo através de barcos particulares ou de avião, este local é de importância fundamental para o desenvolvimento do turismo de alta qualidade, no momento ainda não existem investimentos turísticos na Ilha.
Lagoa Ruguria
Situada no Posto Administrativo Maganja Sede, Localidade de Bala, na povoação de Motinho. Possui um vasto potencial para o desenvolvimento do ecoturismo. Optimo para passeios de canoa e predomina o típico "Peixe Pende" - tilápia.
hUma lagoa está próxima de um denominado local histórico Cemitério do Kondossano (tem cidades de poucas dimensões da era colonial e está ligado à história da chamada República Militar da Maganja da Costa)
Praia de Caburi
A praia de Caburi esta a 180 km da cidade de Quelimane, é uma praia não muito conhecido por turistas, com suas áreas limpas é mais explorados por pescadores nativos.
Praia de Pebane
Já a praia de Pebane esta a 289 km da cidade de Quelimane é uma praia muito linda e não muito conhecido por ser muito destante da cidade e muitos preferem ir para a praia de Zalala, mais a praia de Pebane é linda por suas águas cristalinas e com muita fauna.
Águas Termais de Mulela
Localizam-se na Zona Tampão aproximadamente a 30km do Posto Administrativo de Mulela e a 90 km de distância da sede do distrito de Pebane.
Segundo a tradição local, a fonte é sagrada e deve se trazer uma oferenda aos espíritos dos antepassados sempre que forem visitar a fonte termal.
Águas termais de Pinda/Chiripaho (Morrumbala)
Localizam-se na localidade de Pinda, posto administrativo de Megaza a 30km da vila de Morrumbala, junto as margens do rio Chire.
Do ponto de vista histórico pertenceu a companhia Madal, actualmente verificam-se vestígios de aproveitamento através das bacias de retenção de água.
Anúncios
Comentários0